ClubeTabanka

Wednesday, October 11, 2006

BRASILEIRO RICARDO ROCHA SERA O NOVO TREINADOR DA SELECAO NACIONAL "A" DE CABO VERDE

Brasileiro Ricardo Rocha Treinará Cabo Verde
Por: Omar Oliveira (http://www.caboverdeonline.com)
Nôs Jornal newspaper
Posted: 11 de Outubro de 2006

O antigo defesa central da selecção brasileira, Ricardo Rocha, vai ser o próximo seleccionador nacional de futebol de Cabo Verde. A notícia veio a público logo a seguir à difícil vitória do combinado nacional frente a congénere da Guiné-Conacri a contar para a qualificação para o CAN 2008. Nôs Jornal apurou junto de uma fonte digna de crédito que Rocha, que já tem acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol e que o mesmo terá na sua equipa técnica o preparador físico, hispânico, José Carlos de Leon.

De nome completo Ricardo Roberto Barreto da Rocha , natural de Recife, Pernaburgo, começou a jogar no Santo Amaro do Recife. Desde cedo começou a mostrar os seus dotes de marcador e antecipador, o que lhe valeu um convite que o levou ao Sporting de Portugal. Voltou ao Brasil e representou uma equipa topo de gama, o São Paulo, onde foi campeão Paulista e Brasileiro. Cruzando de novo o Atlântico para o velho continente, jogou no Real Madrid. Voltou de novo ao Brasil e para o Vasco, onde era conhecido como xerife, pela habilidade de afastar o perigo ofensivo, clube onde ganhou o campeonato carioca. Antes de arrumar as chuteiras jogou ainda no Olaria, no Fluminense e no Newell's Old Boys da Argentina .

A nível de selecções, participou em 47 partidas, ganhou o título pan-americano, a Copa América, esteve presente no Itália 90 e veio aos Estados Unidos conquistar o tetra.

Iniciou o mundial de 94 como titular, mas a pouca sorte o acompanhou, ao sofrer uma contusão logo no primeiro jogo dessa competição, ficando assim fora da prova.

No cargo de técnico, a sua trajetória não tem sido tão estrelar. Ricardo é conhecido no Brasil como o fiel adjunto de Renato Gaúcho no Fluminense e no Vasco da Gama. Mas talvez, diz a imprensa brasileira, para Ricardo, a melhor opção seja novamente atravessar o Atlântico.

Seguindo os passos do compatriota Parreira com os "Bafana Bafana", Rocha poderá assinar em breve um contrato com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF). O próximo jogo oficial da selecção Cabo-verdiana será no mês de Março de 2007, permitindo-lhe um trabalho extenso de adaptação. Entre as prioridades, para esta a dupla Hispânico-brasileira, estará convencer alguns jogadores a voltarem para representar a selecção nacional. Recorda-se que numa entrevista precedendo ao último embate, o presidente da FCF, Mário Semedo, disse haver uma campanha intensa por emissários em Cabo Verde para convencer jogadores a recusarem o convite de envergar a camisola da selecção.

Classificação do Grupo 8 da CAN 2008

J V E D GM GS PTS
Argélia 2 1 1 0 1 0 4
Gâmbia 2 1 0 1 2 1 3
Cabo Verde 2 1 0 1 1 2 3
Guiné-Conacri 2 0 1 1 0 1 1

Artigo relacionado:
CAN “Gana 2008”
Finalmente uma vitória e guineenses presos

0 Comments:

Post a Comment

<< Home